Cada atleta nasce com certo nível de ´´habilidades naturais“. Enquanto todos nós somos capazes de melhorar, alguns atletas possuem habilidades naturais que são impossíveis de ensinar. Considere um atleta olímpico velocista que corre 100 metros em menos de 10 segundos. Não importa o quanto eu me esforce em treinar, eu nunca irei correr rápido assim. No boxe, um dos debates mais antigos é como alguns atletas têm a habilidade natural de tomar um soco. Muitos acreditam que um lutador nasce com este ´´queixo“. Nós vimos muitos que ´´poderiam ser campeões“ que eram ricos em talento, mas tinha ´´queixo de vidro“. Um lutador que consegue agüentar um soco poderoso é chamado de ter um bom queixo. Um lutador que ao contrário, não consegue receber este tipo de punição é chamado de ´´queixo de vidro“.
Então, porque há alguns que são nocauteados enquanto outros trocam golpes por 12 rounds seguidos? Considere a ação tomada na luta entre Arturo Gatti e Micky Ward. Esses dois guerreiros trocaram socos do começo ao fim. Como eles agüentaram tal punição enquanto outros estariam na lona? Todos nós já vimos lutas onde um certo lutador dominou a luta quando subitamente desabou com um único golpe. O boxe é único comparado a outros esportes. Você pode perder um round atrás do outro e lançar um golpe que subitamente te leva a vitória através do nocaute. Leva apenas um décimo de segundo para lançar o golpe do nocaute.
O que causa o nocaute? Tem alguma coisa que um lutador pode fazer para evitar o nocaute? Essas perguntas são debatidas constantemente. Enquanto este debate se mantém aberto, existem alguns fatores que comprovadamente causam o nocaute. Quando um soco é lançado à cabeça, o impacto no cérebro depende da aceleração e o movimento rápido da cabeça devido ao impacto. Quanto à força é infligida à cabeça acelera para trás ou para o lado. A força desta aceleração determina se o nocaute acontecerá ou não. O impacto no cérebro é dependente do movimento rápido da cabeça após o impacto. Também é comum para a artéria carótida no pescoço ser comprimida após o impacto.
O que significa tudo isso?…Enquanto é difícil de se provar, parece que um pescoço forte pode ajudar a absorver o impacto de um golpe na cabeça. Deixando os músculos do pescoço mais fortes, o lutador pode evitar o nocaute. Uma forte e balanceada musculatura sempre foi um dos melhores caminhos de se prevenir uma lesão.
Infelizmente, o pescoço é talvez uma das áreas mais negligenciadas nas rotinas de treino de boxe (Clique para ver uma rotina de treino). Em todos os meus anos na academia de boxe, eu raramente vi lutadores tomando seu tempo para fortalecer o pescoço. Será que o fortalecimento do pescoço previne o nocaute? … Eu peço para você considerar o Evander Holyfield. Ele sempre foi considerado um peso pesado pequeno. Ele começou sua carreira como um peso cruzador depois de lutar nas olimpíadas com 80,9 kg. Apesar de seu tamanho menor, Holyfield sempre foi capaz de assimilar golpes poderosos de lutadores bem maiores que ele. Se vc observar o pescoço do Holyfield, você vai entender porque ele agüenta tomar pancada. O pescoço do cara é puro músculo! SAIBA MAIS
Todo lutador deve tomar seu tempo de treino de boxe para treinar o fortalecimento do pescoço. Se fortalecer o pescoço ajuda a prevenir o nocaute, então não há desculpa para não treiná-lo.
Os exercícios para fortalecimento do pescoço a serem feitos na academia de boxe incluem ´´ponte com apoio de cabeça“, ´´ponte invertida“ e ´´rosca de pescoço“ com peso. (Nota: No meu vídeo ´´Contender“, há a execução da ´´ponte invertida“ – Ric).
Eu recomendo treinar o pescoço dia sim dia não. Quer dicas de quais exercícios fazer e um programa semanal de treino? CLIQUE AQUI