Tenho recebido várias perguntas a respeito do nervoso antes de uma luta e como superar isto. Muitos lutadores ficam nervosos antes de uma luta ou uma seção de luvas (sparring). Esses sentimentos são comuns no boxe. Diferentemente dos esportes coletivos como o basquete ou baseball, você está sozinho dentro do ringue.
Nós ´´jogamos“ baseball, mas nós não ´´jogamos“ boxe. O boxe é um esporte difícil. O treino requer muita intensidade como a competição. Se eu perder um jogo de baseball, eu posso retornar ao campo no dia seguinte com minha luva e taco. No boxe, uma derrota pode significar que eu fui nocauteado inconscientemente. Todos nós sabemos do perigo potencial associado à luta de boxe (competição). Ninguém quer ser nocauteado ou derrotado na frente da família ou dos amigos. Por essa razão, é natural ficar nervoso.
Todos os lutadores já ficaram nervosos alguma vez. Eu recebi várias perguntas de como evitar este nervoso. Infelizmente, esta é a pergunta errada de se fazer. Ao invés desta, deveria ser “Como eu posso lidar com meu sentimento de ansiedade e nervosismo”?
Ao invés de tentar se livrar deste sentimento de nervoso, seu objetivo deve ser aprender a eliminar esse sentimento sem impedir a sua performance. Como eu consigo isso? Infelizmente não há uma resposta mágica. Nós não conseguimos em um estalar de dedos acabar com o nervosismo. Para se ter sucesso no boxe, você deve ser forte tanto fisicamente como mentalmente. O boxe é um esporte complexo. É conhecido como a “Nobre Arte” (Sweet Science) por várias razões e uma delas é o aspecto mental do esporte.
Como lutadores, devemos decidir o quanto nós queremos nosso sucesso. Se você está nervoso, isto quer dizer que você se preocupa com sua performance. Se você não se preocupasse em perder, não teria razão de se sentir nervoso. Estes sentimentos são normais. TODOS nós passamos por eles. Até aqueles lutadores que não mostram um pingo de emoção está tendo o mesmo sentimento que você. A única diferença é que eles aprenderam a esconder estes sentimentos. O boxe é como um jogo de poker. Você deve colocar o seu ´´rosto de jogador de poker“ antes, durante e depois da luta. Se você mostrar ao seu oponente medo, ele (ou ela) ganhará uma vantagem mental.
Você deve manter seus sentimentos dentro de você e aprender a não deixar que atrapalhe sua performance.
O seu oponente está tão nervoso quanto você. Esqueça o quanto durão ele ou ela pareça, é apenas um ser humano como você. Através da experiência, você aprenderá a depender de suas habilidades técnicas e condicionamento físico. Se você treinar duro, não há razão para ter medo. Deixe o seu condicionamento e treinamento levarem você à vitória.
É aceitável e normal ficar nervoso com a luta, mas não é aceitável você questionar seu treinamento. Nunca entre para lutar questionando que você deveria ter treinado mais duro. Muitas vezes um lutador enquanto está se pesando antes da luta começa a pensar “Se eu tivesse corrido mais..” ou” Se eu tivesse treinado mais luvas (sparring)..”
Se você treinar duro e espertamente, estes pensamentos irão desaparecer. Sua decisão de treinar duro não pode ser feita no dia antes da luta. Você deve se preparar todo santo dia se você quiser ter algum sucesso.
Resumindo, é normal ficar nervoso, contanto que tenha se preparado adequadamente na academia. Não há substitutos ao treino duro. Não há atalhos no boxe. A estrada para o topo é uma jornada longa que envolve muitas noites longas de treino. Quando você escolhe viajar por esta estrada, você aprende a superar sua mente. Você se conscientiza que ninguém treinou mais duro que você. Você está pronto a encarar e superar obstáculos, incluindo a sua própria mente.
Auto confiança é muito importante no boxe. O melhor caminho de desenvolver confiança é através da experiência e treinos duros. Quando você treina duro, você começa a notar outros ao seu redor que não treinam com a sua intensidade. Você percebe que apenas pouquíssimos lutadores se sacrificam para ter sucesso no boxe. Quando você faz este sacrifício, sua confiança cresce e seu nervosismo se esvai.
Ninguém falou que o boxe seria fácil. Você deve encarar o desafio, encarar e botar medo em quem olhar e se recusar a perder. O maior risco é não “arriscar”.