USANDO O MALABARISMO PARA MELHORAR O DESEMPENHO EM LUTA

Usando o Malabarismo Para Um Melhor Desempenho

Por Ross Enamait – Publicado em 2007
http://rosstraining.com/blog/juggle-your-way-to-improved-performance/
Tradução de Ricardo Ubiratan Saeki – Dezembro/2016

3-cascada

Em um artigo passado, eu discuti como uma corda de pular barata poderia ser usada para melhorar qualidades atléticas como coordenação, agilidade, rapidez e resistência. Ao contrário do que muitos gurus da Internet podem sugerir, essas habilidades podem ser reforçadas com nada mais do que uma corda de 5 dólares. Neste artigo, discutirei outra técnica de baixa tecnologia e barata que aumentará qualidades como coordenação golpe de vista, ambidexteridade, visão periférica, percepção de profundidade, tempo de reação visual e equilíbrio neuromuscular.

 

Pode parecer muito bom para ser verdade, mas você pode executar este exercício em qualquer lugar, com nada mais do que algumas bolas de tênis. Você pode praticar, desde que você queira, sem risco de overtraining ou dores musculares.

 

Então, qual é o exercício secreto que foi escondida para as massas?

 

Malabarismo!

Isso aí … malabarismo três ou quatro bolas de tênis é uma adição ideal para o plano semanal de qualquer atleta. À primeira vista, você pode pensar que estou brincando. Ensinar um grupo de atletas a fazer malabarismos pode parecer ridículo, mas na verdade é algo que eu recomendo. Assim, muitos atletas procuram alto e baixo para aconselhamento de treinamento, mas muitas vezes ignoram o óbvio. Todo mundo quer se tornar mais forte, mais rápido e mais poderoso, mas o que é bom essas qualidades se você não tem a coordenação para usá-los?

 

Tome um momento para rever o seu plano de treinamento semanal. Quanto tempo você gasta trabalhando para melhorar qualidades como coordenação mão-olho, visão periférica e tempo de reação visual?

 

Muitos atletas vão responder a esta pergunta com um ovo de ganso grande.

 

Eles não passam algum tempo trabalhando para melhorar esses atributos. Eles estão trabalhando para se tornar mais fortes ou trabalhar para melhorar a resistência. Claramente, a força e a resistência são importantes, mas nada pode substituir a necessidade de coordenação.

 

E além dos benefícios atléticos, malabarismo também irá melhorar o seu cérebro. Em uma experiência recente (2004), a Universidade de Regensburg neurologista Arne Maio e seus colegas descobriram que malabarismo pode aumentar a matéria cinzenta dentro do cérebro.

Conforme citado no relatório:

 

“O grupo malabarista demonstrou uma significativa expansão transitória bilateral na matéria cinzenta na região do meio-temporal e no sulco intraparietal posterior esquerdo”.

 

Os pesquisadores concluíram o seguinte:

 

“Essa descoberta de uma alteração dependente do estímulo na estrutura macroscópica do cérebro contradiz a visão tradicionalmente sustentada de que a plasticidade cortical está associada a mudanças funcionais e não anatômicas”.

 

Em termos leigos, a plasticidade é a capacidade do cérebro de se remodelar (isto é, de reorganizar os caminhos neurais com base em novas experiências).

 

Não foi há muito tempo que os cientistas estavam convencidos de que o cérebro era deteriorado cedo na vida. Deterioração do cérebro foi visto como inevitável ao longo do tempo. A capacidade de reconstruir e / ou melhorar o cérebro foi considerada impossível. Felizmente, a pesquisa moderna sugere o contrário.

 

Como citado dentro de uma edição passada de The Journal of Active Aging:

 

“Os cientistas agora sabem que o cérebro permanece plástico (ou maleável) ao longo da vida. Em qualquer idade, o cérebro tem a capacidade de rever sua maquinaria de processamento – para melhor ou pior – em resposta a estímulos e atividades. Assim como o cérebro pode se deteriorar, ele também pode crescer. A matéria cinzenta pode engrossar, os troncos podem realinhar e as conexões neurais podem ser forjadas e refinadas, revitalizando as habilidades cognitivas “.

 

Malabarismo é uma das muitas maneiras de revitalizar o cérebro. Uma razão para este fenômeno é que o malabarismo leva você para fora de sua zona de conforto. A maioria de nós não somos malabaristas. A pessoa média não pode manipular sua carga de trabalho diária, não importa três ou quatro bolas.

 

Quando você é desafiado com uma nova tarefa, você deve se concentrar e permanecer relaxado para desenvolver com sucesso a habilidade. A concentração e o esforço necessários para desenvolver a nova habilidade é claramente benéfica para o cérebro.

Permaneça Consistente

Não há nada mágico sobre malabarismo, mas esta atividade simples levará a melhorias consideráveis se você permanecer coerente com seus esforços. Existem inúmeras variações de malabarismo, variando de fácil a extremamente avançado. Você não precisa ser um artista de circo para se beneficiar do malabarismo.

 

Comece com o básico, e gradualmente se esforçe para melhorar, como você desafiar-se com padrões mais avançados e truques. Quando começar pela primeira vez, limite a sua prática de malabarismo a apenas alguns minutos. É importante estar com o corpo fresco e alerta ao dominar uma nova habilidade. Com apenas 5 minutos de malabarismo por dia, você vai marcar mais de 30 horas de malabarismo em um ano. Um investimento de cinco ou dez minutos cada dia não é pedir muito.

 

Benefícios adicionais

Além dos dados científicos apresentados até agora, existem obviamente outros benefícios para o malabarismo. Pense nisso…

 

Para conciliar com êxito, você deve permanecer relaxado, como você visualmente rastrear objetos no espaço e, em seguida, reagir fisicamente ao estímulo constante (móvel). Se você está tenso, você nunca terá sucesso em malabarismo. A capacidade de permanecer relaxado é vital para qualquer atleta, particularmente um atleta de combate.

 

Pense em si mesmo em um sparring por exemplo. Se você estiver tenso, você sempre lutará com a defesa. Um lutador tenso será tão evasivo quanto um caracol. Considere todos os mestres defensivos de todos os tempos, como o grande Willie Pep, ou mais recentemente Pernell Whitaker. Estes homens podiam estar diretamente na frente de seus oponentes e evitar golpes entrando como um mágico. Uma razão para o seu sucesso foi a sua capacidade de funcionar em um estado relaxado. Esses indivíduos também tiveram tremendas reações, coordenação mão-olho, visão periférica, etc. (atributos que podem ser aprimorados com malabarismos).

 

Claramente, malabarismo não vai transformá-lo em Willie Pep próximo, mas pode melhorar muitas das qualidades físicas e mentais que são necessários para se tornar um lutador indescritível. Você deve permanecer relaxado enquanto você reage a objetos que se movem para cima e para baixo, e em cada lado de você.

 

Agora, pense em um adversário que está jogando chutes e socos em sua direção. Você deve ver esses golpes de entrada e, em seguida, reagir em conformidade. Qualquer exercício que melhore essa habilidade é digno do seu tempo.

Resumo e Leitura Adicional

Em resumo, o malabarismo oferece benefícios físicos e mentais.

 

– Barato (qualquer bola vai funcionar)

– Conveniente (você pode fazer malabarismos em qualquer lugar)

– Relaxante

– Eficaz (benefícios físicos e mentais)

– Não fisicamente estressante (fazer malabarismos quantas vezes quiser)

Se o malabarismo é novo para você, uma pesquisa rápida oferecerá mais informações do que você pode digerir em uma sessão. Existem inúmeros tutoriais flutuando na web. Eu recomendo começar com uma cascata básica de três bolas (a forma mais comum de malabarismo). Não se limite a esta variação no entanto. Como com qualquer tipo de treinamento, você deve progredir para variações mais difíceis.

Este tutorial me ensinou de forma simples a conseguir fazer o “jiggling” com 3 bolas:

 Malabarismo com 3 bolinhas – aprenda agora! – How to juggle 3 balls

 

Bom malabarismo!

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