UM ERRO COMUM APÓS UMA SESSÃO DE LUVAS (SPARRING)

Artigos sobre boxe e condicionamento físico traduzidos de Ross Enamait, M.S., CFT, renomado atleta e treinador americano certificado pela International Sports Sciences Association (www.rosstraining.com). Uma parceria exclusiva no Brasil entre Ross e eu, sendo o único brasileiro autorizado a traduzir seus textos em inglês. Ross Enamait treinou com o campeâo mundial Marlon Starling, entre outros boxeadores de nível altíssimo a procura do cinturão mundial de boxe e continua até hoje treinando boxeadores e publicando seus livros. Na biblioteca, já tenho 4 livros dele, voltado ao condicionamento físico, ao treino técnico de boxe, nutrição e estratégias.

 

ROSS ENAMAIT (www.rosstraining.com)

 

UM ERRO COMUM APÓS UMA SESSÃO DE LUVAS (SPARRING)

Por Ross Enamait, M.S., CFT,

Tradução de Rick (28/08/2006)

 

 Como vocês sabem, eu sempre prego a importância de se fazer luvas (sparring). Não há caminho para aprender boxe sem entrar no ringue e fazer luvas. O saco não revida, então você deve praticar sua técnica contra um outro lutador.

 

Ao invés de ficar falando sobre a importância do sparring, vamos voltar nossa atenção ao que você faz APÓS o sparring. Tome um tempo e responda a seguinte pergunta:

 

O que você faz na academia depois de uma sessão de luvas (sparring)?

 

Um dos muitos erros acontece justamente após o sparring. Eu vejo isso acontecer a toda hora….

 

 Você trabalha duro durante uma sessão de luvas (sparring). Ambos os lutadores estão exaustos quando termina o último round. Você sai do ringue, retira as luvas e o capacete e vai direto ao bebedouro. Depois de uma água gelada, muitos lutadores sentam e descansam por um momento. Depois de descansar alguns minutos, seu corpo esfria e você não quer mais treinar. Você está feliz com a sessão de luvas, então fim de treino….

 

 A fadiga tem um modo engraçado de influenciar nosso processo de tomar decisões.

 

 Não cometa este erro. Quando estiver se preparando para uma luta, não sente após uma sessão de luvas, pegue uma água, dê uma andada por uns minutos. Não tire a bandagem. Uma vez que você está cansado, você pode realmente começar a treinar. Vá para o saco e trabalhe durante 3 ou 4 duros rounds. Se seu treinador estiver à disposição, trabalhe escolinha com ele (manoplas).

 

Não importa o quão duro você faça luvas, esta não se compara a uma luta de competição. Você não tem que lidar com os nervos e com a multidão. Quando estiver treinando para lutar, você deve ficar cansado na academia! Sim, isso mesmo, ficar CANSADO! Não espere chegar o dia da luta para experimentar a alegria de uma fadiga total. Você deve lutar através da exaustão na academia. Do contrário, você não estará preparado (a) a lutar através da fadiga experimentada durante uma luta de competição.

 

Você nunca sabe o que esperar dentro de um ringue. Como um amador, há uma grande chance de você não saber com quem vai lutar. Você não sabe se enfrentará um boxeador técnico, um pegador, etc. Você deve estar preparado para lutar cada minuto de cada round.

 

Luvas (sparring) é apenas um aspecto da preparação para uma luta. Quando você fica exausto no sparring, você deve dar um passo à frente. Acerte o saco, FORTE! Se esforce até que fique exausto. Lembre-se, você não está treinando para parecer bonito na praia. Você está treinando para lutar. Você está se preparando para enfrentar outro boxeador que planeja te nocautear na frente de sua família e amigos.

 

Você vai deixar ele ou ela treinar mais que você na academia? O que você vai fazer quando estiver completamente exausto no último round? Você já esteve lá? Você já ultrapassou o seu limite de fadiga?

 

Responda estas questões na academia.

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