MANDAMENTOS PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Os Dez Mandamentos de

Nuno Cobra, preparador físico

 

1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. “Ele é uma agressão ao organismo”

2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.

3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível

4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte

5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar

6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida

7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante

8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro

9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre

10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente

Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado

 

 

Os Cinco Mandamentos de

Alfredo Halpern, endocrinologista

 

1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça

2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer

3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada

4- É possível comer bem e ter um peso normal

5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico

 

Os Cinco Mandamentos de

Fernanda Lima e Ari Stiel Radu, reumatologistas

 

1- Não pratique exercícios em locais expostos à poluição, como avenidas movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira, por exemplo

2- A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física

3- Fique atento à postura. Se você não se cuidar, todo o seu esforço com atividades fisicas poderá ser em vão

4- Seja paciente com seu corpo. Em um mês, você não vai recupar o atraso de dez anos

5- Evite exercitar-se em horários de calor excessivo, para não sofrer desidratação

 

 

Os Cinco Mandamentos de

Mauricio Hirata, clínico geral

 

1- Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário do almoço

2- Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa

3- Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e observe os movimentos dos animais. “É excelente para relaxar”

4- Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto

5- Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã. A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia

 

 

Os Cinco Mandamentos de

Tânia Rodrigues, nutricionista

 

1- Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro

2- Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer

3- Não saia de casa sem se alimentar. Se sua refeição for apenas um cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara

4- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem mais fome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e você terá mais apetite de manhã

5- Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato trinta minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento

 

 

Os Cinco Mandamentos de

Hong Jin Pai, acupunturista

 

1- Reclamar da vida só causa stress. Em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho

2- Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz

3- Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um idioma ou, se não estiver dirigindo, ler

4- Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras

5- A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se e leia. Ficar parado só acelera o envelhecimento. 

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