HABILIDADES COM 2 BOLAS PARA MELHORAR A COORDENAÇÃO MÃO – OLHO E GOLPE DE VISTA

Escrito por Ross Enamait
Post original em inglês: http://rosstraining.com/blog/2016/10/24/skills-to-improve-hand-eye/
24 de outubro de 2016

Tradução de Ricardo Ubiratan Saeki
09 de Dezembro de 2016

HABILIDADES COM 2 BOLAS PARA MELHORAR A COORDENAÇÃO MÃO – OLHO E GOLPE DE VISTA

Se você está familiarizado com este blog, você provavelmente me viu discutir a importância da coordenação mão-olho. Como eu disse antes, há muito mais para treinar do que força e condicionamento. Você vai ter dificuldade de encontrar muitos atletas que não se beneficiariam de uma melhor coordenação.

Com isso em mente, eu sou um grande crente na prática de atividades simples, como malabarismo. Na verdade, eu já escrevi vários artigos sobre o assunto. Uma coisa que eu não mencionei ainda é como o malabarismo não precisa envolver três ou mais objetos.

Para começar, vale a pena notar que estou longe de ser um malabarista especialista. Sou apenas um treinador que acredita que o malabarismo é benéfico para os seus atletas. Malabarismo não é útil apenas para a coordenação mão-olho, mas também para o cérebro. Eu recomendo a todos.

Se você tentou fazer malabarismos antes e lutou com três padrões de bola, é útil começar com duas bolas.

Naturalmente, estes padrões de malabarismo devem ser praticados com cada mão. Não se surpreenda se o seu lado não-dominante encontre dificuldade inicialmente. Com a prática regular, porém, você pode fazer melhorias consideráveis com apenas alguns minutos a cada dia.

Quando praticar

Até onde é o melhor momento para treinar a coordenação mão-olho, novas habilidades devem ser praticadas quando você está descansado. Por exemplo, você poderia incluir malabarismo como parte de seu warm-up. E uma vez que você se torna proficiente com uma habilidade particular, também pode ser útil para praticar enquanto cansado (como discutido aqui).

 

Outra opção útil que eu tive sucesso é praticar malabarismo por alguns minutos no início de cada dia. Fazer isso tem provado ser uma ótima maneira de começar disparando logo cedo o meu cérebro. Malabarismo essencialmente força-me a ser mentalmente afiado e consciente. Mesmo por um segundo de falta de concentração irá fazer com que as bolas caiam.

Conclusões finais

Tenho certeza que há alguns leitores do blog que estão cansados de me ver escrever sobre a coordenação olho-mão. Infelizmente, é apenas um daqueles tópicos que não recebe atenção suficiente. Assim, embora não seja minha intenção discutir continuamente o mesmo tópico, acredito que ainda há muitos atletas que poderiam se beneficiar se concentrando mais tempo na coordenação mão-olho.

E como eu disse antes, outro benefício destes exercícios é que eles que não são fisicamente exigentes. Você pode praticar habilidades como malabarismo todos os dias sem dificultar sua recuperação. Tudo o que é preciso é de alguns minutos de prática dedicada a cada dia. Qualquer atleta sério que não consegue encontrar tempo não está procurando o suficiente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *