É MELHOR VOCÊ FAZER O SEU TRABALHO DE CORRIDA

Artigos sobre boxe e condicionamento físico traduzidos de Ross Enamait, M.S., CFT, renomado atleta e treinador americano certificado pela International Sports Sciences Association (www.rosstraining.com). Uma parceria exclusiva no Brasil entre Ross e eu, sendo o único brasileiro autorizado a traduzir seus textos em inglês. Ross Enamait treinou com o campeâo mundial Marlon Starling, entre outros boxeadores de nível altíssimo a procura do cinturão mundial de boxe e continua até hoje treinando boxeadores e publicando seus livros. Na biblioteca, já tenho 4 livros dele, voltado ao condicionamento físico, ao treino técnico de boxe, nutrição e estratégias.

 

ROSS ENAMAIT (www.rosstraining.com)

 

 

É MELHOR VOCE FAZER O SEU TRABALHO DE CORRIDA

Por Ross Enamait, M.S., CFT,

Tradução de Rick

 

O melhor jeito de se preparar para este esporte é entrar no ringue e boxear. Não interessa o quanto você faça para seu condicionamento físico, se você falhar em fazer sparring, você nunca estará em ´´condicionamento de luta´´. Eu não sei o que causa este fenômeno, mas eu posso atestar que é verdade.

 

Correr e trabalhar no saco pesado não irá preparar seu corpo para o vigor associado a uma luta árdua. O que um programa de corrida IRÁ fazer, entretanto, é aumentar sua habilidade de sustentar um sparring mais intenso. Se você pegar um boxeador que vai a academia todo dia, mas nunca corre e coloca-lo para fazer luvas com um lutador de mesma técnica que faz seu programa de corrida religiosamente, eu aposto que 9 entre 10 vezes que o vencedor será aquele que sempre corre.

 

Então você pergunta, o que você quer dizer com ´´correr´´ ou ´´trabalho de corrida´´? Eu cresci neste jogo entendendo que trabalho de corrida significava acordar cedo pela manhã, fazer um jogging de 5 a 6 km. Enquanto que esta rotina é muito melhor que apertar o snooze do alarme, não é a maneira mais eficaz de usar seu tempo precioso de treino.

 

O boxe é estimado em aproximadamente 70-80% anaeróbico e 20-30% aeróbico. Deixe-me explicar. Anaeróbico significa conduzir uma atividade sem oxigênio. Exercício anaeróbico, como o boxe, estressa o músculo em uma intensidade alta por períodos curtos de tempo. Essencialmente, equivale as rápidas combinações que um lutador usa dentro do ringue. A porção aeróbica da luta entra quando você circula pelo ringue, quando, por exemplo, para tomar um fôlego.

 

Exercício aeróbico é definido como baixa intensidade, repetição de movimentos executados em longos períodos de tempo.

 

Jogging é obviamente uma atividade aeróbica. Então, porque focar seu trabalho de corrida em 20-30% de uma luta?

 

Uma frase comum na comunidade atlética atual é ´´treino específico ao esporte´´. Adivinhe, boxeadores podem fazer seu programa de corrida mais ´´esporte-específico´´ treinando Intervalos. Treino de Intervalos, consiste em correr forte com a mesma duração de tempo de 1 round por 2 ou 3 minutos dependendo se você é amador ou profissional. Seu período de descanso será aproximadamente o mesmo de uma luta, ou seja, 1 minuto. Se você vai lutar 4 rounds, um bom programa consiste em 5 intervalos. Mas é uma boa idéia, à medida que você ganha condicionamento, manter os intervalos em torno de 8 – 10 para evitar o ´´overtraining´´.

 

Este programa deve ser executado 2 a 3 vezes por semana. Nos outros dias, é bom fazer a corrida tradicional de 5 a 6 km. As corridas longas ainda são importantes, pois elas deixam o seu corpo preparado para os árduos treinos de intervalos. Quando você treinar, você deve treinar duro, ou nem treine.

 

Eu recomendo correr intervalos em dias que você não irá fazer sparring (luvas). Não tem coisa pior que fazer luvas sem suas pernas a te sustentar. O treino de intervalo é desenhado a ser intenso. Seu corpo vai precisar de tempo para se recuperar entre as sessões de intervalo. Não deixe de prestar a atenção no descanso e recuperação.

 

Misture no seu treino, tiros rápidos, trabalho de subida de morro, 200, 400, e 800 m de corrida de intervalo.

 

Então, o que você está esperando? Cai fora e vá correr!!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *